KYS

Conheça seus fornecedores e saiba quem são seus parceiros de negócios. Esses princípios têm relação direta com normas de prevenção a risco e compliance e conduzem a busca de informações sobre terceiros que se relacionam com uma empresa.

O Know You Supplier (KYS) ou Conheça Seu Fornecedor trata das questões relativas aos potenciais riscos ocasionados por fornecedores de uma organização.

Juntamente com outras ferramentas de compliance, essa análise busca identificar riscos, prevenir a empresa contra atos ilícitos, como fraudes e lavagem de dinheiro, e garantir sua conformidade com a Lei.

O processo consiste numa análise preventiva das pessoas e empresas ligadas a esses parceiros de negócios, com monitoramento constante, além da implementação e atualização de ações de compliance.

Know Your Supplier (KYS) tem relação direta com a ISO 9001, estabelecendo que “a organização deve determinar e aplicar critérios para a avaliação, seleção, monitoramento de desempenho e reavaliação de provedores externos, baseados na sua capacidade de prover processos ou produtos e serviços de acordo com requisitos”.

“Provedores externos” são os fornecedores com os quais a empresa precisa atuar para conseguir desenvolver seus processos, produtos e serviços.

Esses parceiros têm grande impacto para as operações da organização e exercem influência direta em seus processos produtivos, por isso, precisam ser analisados antes mesmo da sua contratação, por meio de due diligences.

Diante desse cenário, as políticas de Conheça seu Fornecedor se revelam fundamentais, sobretudo para que a empresa se certifique de que o parceiro não represente riscos desnecessários.

E isso exige, além da validação de documentos, uma série de análises mais aprofundadas sobre os fornecedores, desde sua seleção, e continuam por meio de um monitoramento preventivo constante.

Antes de contratar um fornecedor fale com a KADIMA INTELLIGENCE.